top of page
Foto do escritorTomaz André

Espaços públicos e privados se juntam à causa do Rock Cerrado - Música e Ecologia


O Cine Itapuã, espaço público que tem promessa de ser revitalizado, recebeu plantio de mudas típicas do cerrado em setembro de 2020, numa ação realizada pelos amigos Marcos Paulo, Gilmar Batista e Carlos Trindade, da organização do Rock Cerrado . Em 2021, o Espaço Trend´s Bar (estabelecimento privado em área industrial com pouco verde) recebe dia 17 de novembro a Seletiva do Gama, etapa do Festival que tem como bandeiras a Música e a Ecologia..

Depois da Seletiva de Ceilândia (realizada no dia 3/11/2021, no Espaço Túnel do Tempo) e da Seletiva do Plano Piloto (realizada no dia 10/11/2021, no Espaço Cultural Renato Russo), o Rock Cerrado segue com a 3ª Etapa Seletiva, dia 17/11 às 19 horas, no Espaço Trend´s Bar, localizado na QI 05, Setor de Industrial do Gama. A seletiva do Valparaíso (dia 24/11, no Ponto de Cultura de Valparaíso) encerra as etapas classificatórias do Festival. Em sua 14ª Edição, é a primeira vez em que o Rock Cerrado realiza seletivas em diferentes cidades.


Na Seletiva de Ceilândia o cantor e compositor Eduardo Pastore e as bandas Azzarok e Fleshpyre foram classificados para a etapa final do Festival; e na Seletiva do Plano Piloto as vencedoras foram as bandas Desonra e A Drink to Death, junto com o cantor e compositor Ferdi. As concorrentes da Seletiva do Gama são:


A) Underhate (19:00h);

B) Káustika (19h15);

C) Nume Consense (19h30);

D) Lucania (19h45);

E) Mariana Camelo (20h00);

F) Cerradims (20h15);

G) Benjamin Mora (20h30);

H) Paranóia Bomb (20h45);


Carlos Trindade, coordenador do Festival Rock Cerrado - Música e Ecologia, diz que a Seletiva do Gama é uma “volta às raízes”, pois o Festival surgiu nesta Região Administrativa em 1986 e, ao longo dos anos, se tornou um dos festivais mais tradicionais do DF, levantando também a bandeira em defesa de um dos biomas mais ameaçados do País, com palestras e divulgação de material educativo sobre a importância da preservação ambiental.


Para a produção do Festival, é importante destacar a simbologia da ocasião em que membros do Rock Cerrado - Música e Ecologia estiveram na Praça do Cine Itapuã em setembro de 2020, local de inesquecíveis edições do Festival. Naquele momento, o plantio de três árvores foi uma ação para lembrar o que seria o início das atividades presenciais da 14ª edição Rock Cerrado - Música e Ecologia. As atividades presenciais, no entanto, precisaram ser adiadas por mais de um ano por conta da pandemia de Covid-19, sendo retomadas somente em novembro 2021. As três árvores plantadas há 14 meses, batizadas como “Power Trio da Resistência”, foram mudas de Ipê Amarelo, Cajuí e Baru, símbolos da resistência do cerrado, representando também a resistência do Festival Rock Cerrado - Música e Ecologia.


Em breve serão divulgados mais detalhes da seletiva seguinte (a de Valparaíso), com o resultado das vencedoras da Seletiva do Gama. A coordenação do Festival afirma que as parcerias para realização das seletivas em cada cidade levaram em conta a recíproca de locais privados e públicos com os artistas. “Encerraremos a Fase Seletiva em Valparaíso, no Ponto de Cultura, que tem grande relevância para os artistas locais e comunidade. Em Ceilândia, a Seletiva foi no Túnel do Tempo, local muito contagiante, agradável, com grande presença na cena de Ceilândia, bem frequentado pelo público que aprecia o bom e velho rock´n´roll”, disse Carlos Trindade.


No Plano Piloto, o Espaço Renato Russo marcou o reencontro do local, de muita história, com a cena roqueira. É consenso entre bandas, público e produção de que foi uma noite de grandes emoções, conforme manifestado nas redes sociais. Eliane De Castro, produtora e divulgadora cultural, integrou o júri na Seletiva do Plano e escreveu em seu perfil no Facebook, logo após o evento: “Tive a honra de estar ao lado de ‘feras’ como Felipe CDC, Henrique Behr, Osmar Rocha e Virgílio”, disse ela, citando outros jurados, de reconhecida atuação na cultura local.


Voltando a falar sobre as escolhas dos locais para as Seletivas do Rock Rock Cerrado - Música e Ecologia, Carlos Trindade, coordenador do Festival (que conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) demonstra gratidão e esperança: “Os espaços públicos ociosos devem ser revitalizados, o DF e o Entorno perdem muito artisticamente com a falta deles, principalmente na periferia. No Gama, por exemplo, a notícia boa que temos é a de que o Cine Itapuã deverá ser reformado, o que seria um ganho enorme para a comunidade. Torcemos para que tenhamos mais lugares para ver nossos artistas. Estabelecimentos privados têm contribuindo muito para fomentar a cena musical, que é uma das pontas do Rock Cerrado. O Trend´s Bar (na QI 05, Setor Industrial, com falta de áreas verdes) é neste momento uma parceria importantíssima para a Seletiva do Gama, com respeito a todos os protocolos de segurança sanitária”. Veja localização>>>


A entrada é gratuita, mas com restrição a 70 pessoas por conta da pandemia. O local será aberto às 18h30, a fim de acomodar o público e evitar atraso no início das apresentações. Portanto, a dica é chegar cedo para e garantir lugar na plateia. A banda Pássaro Preto encerrará a noite, como convidada especial. Veja o flyer do evento:




Comments


bottom of page